Blog

Home > Blog > Ruptura: O ano de 2020 fecha com índice mais alto dos últimos anos

Ruptura: O ano de 2020 fecha com índice mais alto dos últimos anos

O ano de 2020 não foi nada simples e para todo mundo. A chegada da pandemia no início de março fez com que milhares de empresas se vissem correndo contra o tempo para achar uma solução e conseguir manter o funcionamento “normal” delas.

E para o varejo, o cenário não foi diferente, com inúmeros varejistas buscando formas de manter suas lojas de portas abertas e conseguir atender às necessidades de seus clientes, já que o período estava longe de ser fácil para alguém. E com isso, a ruptura veio ocupando mais espaço a cada dia e afetando muitos negócios.

Um estudo realizado pela Neogrid, especialista em sincronização da cadeia de suprimentos, o índice ruptura em 2020 fechou em 11,86%, com 1,78% mais alto do que no ano de 2019. Porém, este não foi o maior índice do ano passado, pois em maio chegou aos 12,57%.

Além disso, a pesquisa também apontou os 10 produtos que sofreram mais com a ruptura, que são: ovos, leite, massa, cerveja, proteína de soja, antisséptico para mãos, rum, leite condensado e mistura alcóolica. Em um comparativo rápido do efeito da pandemia sobre o consumo dos clientes, os ovos lideraram com 22,73% e a cerveja alcançou 18,38% no último mês do ano.

É importante ressaltar que neste cenário de ruptura em nenhum momento ocorreu o desabastecimento de produtos, mas, sim, a falta de variedades e marcas. Mas isso não quer dizer que não há uma lição que deve ser aprendida com a pandemia para os varejos, offline ou online. O comportamento do cliente mudou e passou a dar prioridade ao que é necessário para sobrevivência, além do fato que o hábito de cozinhar em casa aumentou durante esses meses de distanciamento.

E qual a lição que se deve levar disso? Simples, proteger o seu negócio da ruptura. Já dissemos por aqui como ela é a grande vilã de muitas empresas varejistas, inclusive, levando algumas à falência. Para 2021, o cenário não anda muito diferente quanto ao comportamento das pessoas, pois ainda continuamos em isolamento social e, mesmo com o início da imunização, não há uma previsão para que tudo volte ao “normal”.

Por esse motivo, o caminho mais seguro pode ser investir em soluções tecnológicas que te auxiliem a combatê-la e a prevenir o seu negócio em futuras novas crises, como ferramentas de prevenção de perdas em diversos estágios, reduzir a falta de produtos nas gôndolas quando o seu cliente busca por ele, prevenção do vencimento próximo e entrada do dia anterior.

A BLP.IT é especialista em integração entre sistemas, automação de processos e analytics e possui uma solução completa para combater a ruptura em sua empresa. Fale com a gente e saiba mais sobre esta solução!

Fonte: SuperVarejo

Hiperlink da Fonte: https://www.supervarejo.com.br/materias/ruptura-de-11-86-e-a-mais-alta-dos-ultimos-anos