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Ruptura em e-commerce: O seu estoque merece mais atenção!

Você já deve ter ido comprar algo em lugar físico e chegou na prateleira… cadê? É, já não estava mais lá… Isso acontece também como uma parte de estratégia de marketing para atrair o cliente para dentro da loja. Você anuncia pouquíssimas unidades de um produto a preço extremamente baixo e pronto! Mas isso não é o nosso foco aqui.

 

Aqui vamos falar da ruptura do estoque no e-commerce, segundo a DCX, a ruptura de estoque em janeiro de 2021 foi 36,4% (se você não ficar assustado ao ler esse número, é melhor eu explicar). Seria o mesmo que entrar em um mercado e ter apenas 63,6% das prateleiras com produtos, ou seja, um pouco mais da metade. Imagino que se deve a dois fatores: primeiro, com a pandemia muitos clientes fizeram mais compras online; segundo, que muitas empresas também começaram a vender online e isso leva ao fato de que muitas delas não estão com uma boa estratégia de estoque.

 

Se você tem uma loja física e uma virtual sua atenção deve ser dobrada, isso porque você deve oferecer o produto nos dois canais, mas não necessariamente a mesma quantidade nos dois lugares. Uma estratégia simples e que te garante resultados é colocar apenas 80% da quantidade disponível para vendas online, o restante fica de margem de segurança. Obviamente, esse número pode variar de empresa para empresa, de quanto você vende desse produto e outras coisas.

 

Já para quem tem somente loja virtual esse número pode aumentar. Empresas pequenas que ainda estão se aventurando nesse “novo mundo” ou que escolhem trabalhar com estoque baixo, tem que se preocupar também como bendito boleto bancário (oh miserável!). Esse meio de pagamento demora 2 dias para compensar ou cancelar e seu estoque precisa ficar lá, paradinho, esperando que uma das duas coisas aconteça, nesses dois dias, caso seja uma promoção que você tenha feito, você pode ter deixado de vender, então, precisa encontrar o número mágico para que você não fique com estoque parado e nem tenha quer que passar a vergonha de ligar para seu cliente e dizer que o produto acabou (não vá simplesmente cancelar a compra sem falar nada, hein, por favor!). É um risco que todos correm, mas que os que planejam bem passam menos vergonha do que os que não!

 

Então, comece a observar a movimentação do seu estoque, ver quando e quanto entra e sai de produtos. Você não pode deixar vários clientes sem produtos, mas também não pode deixar seu estoque parado.

 

Na BLP.IT, nós conseguimos customizar regras de estoque para subir para o e-commerce de milhares de jeitos diferentes. Então, venha e vamos te ajudar a encontrar o seu!

 

E para você que já se desesperou até aqui, vamos deixar uma última coisa para pensar: Se você tem 300 itens de um produto valioso no seu estoque e algum cliente compra 200 itens no boleto na sexta-feira da Black Friday… e não paga, conclui-se que você deixou de vender 200 itens para outros clientes?

 

Quer saber mais sobre como prevenir o seu negócio da ruptura? O nosso Especialista em Negócios, Rodrigo Souza, falou sobre o tema na série Desvendando a Tecnologia, em que aponta alguns riscos e apresenta uma solução para driblar a ruptura no seu negócio. Clique aqui e assista.


Ricardo Morgon

Analista de Negócios e Desenvolvedor na BLP.IT. #GOBLPTEAM 👊