Blog

Home > Blog > Pandemia A necessidade da transformação digital pelas empresas

Pandemia A necessidade da transformação digital pelas empresas

Após 1 ano, já não é surpresa para ninguém os diversos impactos que a pandemia do covid-19 causou nas empresas no mundo todo. Mas olhando por uma outra perspectiva, ela fez com que a adesão por novas tecnologias e a transformação digital das empresas crescesse de forma significativa.

 

Tudo isso aconteceu porque as empresas se viram na necessidade de proteger colaboradores, processos e o próprio negócio. Somente no Brasil, de acordo com o IBGE, haviam cerca de 8 milhões de pessoas trabalhando em casa em setembro de 2020 (e provavelmente, você também fez parte desse número, não é?). Diante disso, qual foi a maneira que gestores e CEOs viram de manter o funcionamento dos processos e a empresa de portas abertas? Sim, através das funcionalidades da tecnologia.

 

Era preciso que todos os funcionários tivessem acesso aos sistemas e processos das empresas – cada um dentro de sua competência, claro -, independente se eles utilizassem computador, tablet ou smartphone. Com isso, deram início à troca e modernização de sistemas de gestão e reforçaram a necessidade de se ter um ERP que atendesse às carências e urgências do negócio e do mercado.

 

Mas é claro que somente contar um sistema de gestão atualizado e moderno não é a solução, também é preciso que ele esteja integrado às demais ferramentas e sistemas usados pela empresa, como por exemplo, o e-commerce para o varejo. E foi neste ponto que a transformação digital se mostrou mais uma vez muito necessária!

 

É verdade que até um tempo atrás, essa modernização e novas tecnologias eram vistas apenas para grandes empresas e a pandemia mudou esse pensamento, pois, hoje passou a ser necessária para qualquer tipo de negócio, tamanho e segmento (desde que queira se manter competitivo no mercado).

 

automatização de processos e a integração entre sistemas passaram a ganhar ainda mais importância, de modo que esta é a melhor alternativa para garantir uma visão completa e integrada de todo o funcionamento da empresa, com métricas e indicadores, para fornecer informações verídicas e assertivas e também auxiliar com mais precisão na tomada de decisões.

 

Pois é, muita coisa já mundo neste um ano de pandemia e a tendência é que essas transformações das empresas se intensifique cada vez mais, não só buscando melhorar seus processos como também oferecendo melhor formas de trabalho para os colaboradores. E para concluir, deixaremos aqui algumas das apostas – apontadas no estudo “O Futuro do Trabalho depois do Covid-19” do Instituto Global Mckinsey, de fevereiro de 2021,  de como será o futuro da empresas para você refletir e, talvez, encontrar formas de transformar o seu negócio:

 

• O trabalho remoto e híbrido se tornarão mais regulares;
• O e-commerce e o delivery continuarão em crescimento;
• A automação e a inteligência artificial estão mais presentes nas empresas, com máquinas executando o trabalho de maneira mais rápida e assertiva.

 

Fonte e informações: Sankhya

 

BLP.IT é especialista em Automação de Processos, Integração entre Sistemas, Analytics e Soluções Customizadas e está pronta para te ajudar na transformação digital da sua empresa. O momento é agora. Fale com a gente e saiba como podemos te ajudar a alcançar o sucesso!

#GOBLPTEAM