Blog

Home > Blog > Os benefícios de se investir na Integração entre Sistemas para a sua empresa

Os benefícios de se investir na Integração entre Sistemas para a sua empresa

Uma coisa é fato: nós recebemos inúmeros contatos a cada semana a respeito de qual o investimento necessário para se realizar uma Integração entre Sistemas. Na maioria das vezes são pessoas ligadas à empresas, buscando saber sobre a integração entre seu ERP e sua Plataforma de E-commerce, mas isso também ocorre envolvendo integrações entre outras soluções, como ERP, Soluções de Pagamentos, Transportadoras, WMS, CRM, TMS, enfim… sistemas variados, pois é possível de se integrar quaisquer tipos de sistemas.

 

O investimento é um ponto importante nesse processo e somos muito questionados por parte de quem nos busca para a realização deste trabalho, tanto que muitas empresas deixam de realizar a integração em virtude desse investimento inicial. Mas vamos pensar juntos, imagine-se tendo que extrair manualmente as informações de seu e-commerce para alimentar seu ERP, como os dados cadastrais desse cliente, informações referentes ao produto, forma de pagamento, número de itens, endereço de entrega etc., aquelas informações importantes para que você possa inserir no seu ERP, validar, faturar, emitir Nota Fiscal e dar andamento para entrega desse pedido. Muita coisa relacionado a um pedido, não é?

 

Agora, imagine isso referente a 30, 40, 50 pedidos ou mais no dia e imagine também um pequeno erro de digitação em relação a um produto ou endereço, que pode resultar em muitos transtornos, além do número de pessoas envolvidas para tratar todas essas questões e os custos inerentes a esses funcionários para tratar de demandas que, na maioria das vezes, são mecânicas.

 

Com a integração entre o seu ERP e e-commerce, todo esse processo deixa de ser manual. Por exemplo, após o cadastro do cliente na loja virtual, escolha dos itens que quer comprar, forma de pagamento definida e realizada, a integração faz com que tudo isso, automaticamente, esteja se comunicando com o ERP para dar baixa no estoque, faturamento, emissão de Nota Fiscal e até a entrega, se esse for o desejo da empresa, sem retrabalho e seguindo as regras de negócio definidas pela instituição. Outro exemplo, seria integrar também o sistema de entrega da empresa, para que se possa ter e dar mais tranquilidade ao seu cliente.

 

A Integração entre Sistemas proporciona condições de se vender mais, com mais assertividade e sem retrabalho. E o investimento inicial por parte da empresa, normalmente, tem um prazo médio de retorno por volta de 12 meses, isso levando em consideração os benefícios de se ter esses processos integrados, além de ser possível incrementos/atualizações ao longo do tempo relacionados à integração, trazendo a possibilidade de se alavancar ainda mais a sua relação com seus clientes e o mercado onde está inserido, tudo isso avaliado caso a caso.

 

Converse conosco, somos especialistas em integrações e podemos auxiliar e dinamizar ainda mais sua empresa, melhorando seus prazos e rentabilizando suas vendas!

 


Rodrigo Carlos Souza

Especialista em Negócios e Vendas na BLP.IT. #GOBLPTEAM 👊