Blog

Home > Blog > O cenário e o papel da Indústria 4.0 na pandemia

O cenário e o papel da Indústria 4.0 na pandemia

A Indústria 4.0, a quarta revolução industrial, traz para o nosso dia a dia um avanço no relacionamento homem e máquina nos processos de produção de empresas. Antes da crise gerada pelo novo coronavírus, o cenário para esta tecnologia era bastante promissor no país, de modo que 90% das empresas acreditavam que a produtividade aumentaria e deveria ser vista como uma oportunidade para os negócios, conforme estudo realizado em 2018 pela FIESP e SENAI.

 

Com o avanço da pandemia do covid-19 pelo mundo, diversas economias e empresas começaram a enfrentar certas dificuldades, como a falta de manufatura e suprimentos, atrasos no transporte, um acúmulo crescente de mercadorias e até mesmo a ruptura. Outro resultado desta crise gerada pela doença, foi o impacto causado na Indústria 4.0, que teve seu avanço “interrompido” devido às medidas de combate à doença que já afetava a combalida indústria nacional.

Porém, as empresas não podem ver isso como”um beco sem saída”, mas sim uma forma de se readaptar e tentar usar ao máximo dessa tecnologia, pra que nos próximos anos seu processo não seja tão afetado e consiga seguir em frente.

Uma combinação da infraestrutura física e virtual de produção, os sistemas cyber-físicos, é uma característica desta Indústria e que pode usar a IoT como uma grande aliada para que empresas, mesmo operando em home office, possam avançar neste universo.

Outro cenário em que a Indústria 4.0 pode auxiliar atualmente é o gerenciamento de riscos, permitindo que empresas aprimorem suas operações e que acessem todos os dados e resultados de maneira mais rápida e em um único lugar. Assim, além de acompanhar como seu negócio está caminhando, também é possível criar um planejamento mais eficaz e tomar decisões mais assertivas e seguras para o futuro da empresa.

As indústrias estão se vendo mais vulneráveis à riscos da globalizada e à ruptura, mas ferramentas como essas, de automação e previsão, ajudam empresas a caminhar com mais segurança em um cenário incerto e com tantas mudanças causadas pela pandemia.

Fonte: Indústria 4.0 e RH Para Você.