Blog

Home > Blog > Como identificar sinais de estresse em seus colaboradores no trabalho remoto?

Como identificar sinais de estresse em seus colaboradores no trabalho remoto?

O trabalho remoto era pouco adotado pelas empresas, abrindo a possibilidade apenas para situações específicas. Mas com a chegada da pandemia do covid-19 no Brasil, praticamente todas as empresas precisaram se adequar a este formato e de maneira rápida, se conseguir fazer uma análise ou preparar gestores e colaboradores para o desafio de trabalhar a distância.

E mesmo que o trabalho remoto ofereça vantagens para funcionários e empresas, também pode ser o caminho para um local cheio de inseguranças e desconforto, pois o trabalhador buscará provar que está cumprindo a demanda e, provavelmente, trabalhará mais do que o necessário, momento em que poderá surgir o estresse, cansaço e, até mesmo, a Síndrome de Burnout.

Por esse motivo, o estresse no trabalho é um assunto que deve ser debatido e trouxemos alguns sinais que podem indicar que seus colaboradores estão passando por isso:

• Os níveis de energia começam a cair, de modo que o funcionário passa de entusiasmado com o trabalho para desmotivado;
• A qualidade do trabalho já não é a mesma e o trabalhador passa a entregar tarefas com defeitos ou ter maior tendência a erros;
• Pequenos problemas ou situações passam a se tornar grandes, dando espaço para a irritabilidade e episódios de grosserias.

Este são apenas alguns dos sinais e existem inúmeros outros que devemos estar de olho, tanto gestor como colaborador. E se está se perguntando como combater essa situação na sua empresa, vamos te contar como a tecnologia pode ser sua aliada!

Utilizando ferramentas de automação de processos (BPMS e RPA), você poderá transformar tarefas rotineiras, repetitivas e que gastam a energia do seu funcionário em processos automatizados, permitindo que dedique tempo e atenção em outras tarefas ou necessidades da empresa. Por meio da integração entre sistemas, toda a sua empresa estará em total conexão, evitando a possibilidade de erros ou desinformação entre os colaboradores, facilitando e otimizando a rotina de trabalho. E com uma ferramenta analytics, você poderá acompanhar todo o desenvolvimento do seu negócio, enxergando resultados positivos, vendo onde pode melhorar e qual o melhor caminho seguir para alcançar as metas da empresa.

A tecnologia esta aí para nos ajudar com as tarefas do dia a dia, seja no âmbito corporativo ou pessoal, e é importante enxergarmos nela as possibilidades de melhorar o relacionamento, convivência e produtividade das pessoas.

E aí, já implementou ferramentas tecnológicas na sua empresa para ajudar e melhorar a rotina de seus funcionários?

Fonte: Blog do Trello