Blog

Home > Blog > Cadastro de Produtos: Como a tecnologia pode auxiliar para a diminuição de erros

Cadastro de Produtos: Como a tecnologia pode auxiliar para a diminuição de erros

Todos sabem a importância que os dados têm dentro de uma empresa, sendo os ativos mais valiosos para a tomada de decisões, e também se sabe que muitas companhias possuem dificuldades na hora de qualificar as informações e transformá-las em uma base para traçar novas estratégias.

A falta de organização pode resultar em diversos cenários, sendo o mais comum e pior o de erros, que por sua vez gera custos e faz com que o lucro se torne invisível. E com a mudança que o mercado tem enfrentado, seja pelo avanço tecnológico ou com a pandemia, é necessário que velhos problemas como esses sejam solucionados e a tecnologia está aí para te auxiliar.

Diversas empresas veem o processo de cadastro de produtos como uma “dor de cabeça”, pois ocorrem inúmeros erros que afetam diretamente o resultado dos negócios. Isso ocorre porque cada departamento insere os dados de uma forma, sem um padrão e muitas vezes incompletos. Além disso, a forma como recebem as informações também pode afetar, como hora por e-mail e hora por Whatsapp.

Esses dados estão em constante atualização e essa dificuldade em organizá-los pode aumentar o risco de ruptura no ponto de venda, além de diversos outros problemas. Uma pesquisa feita pela GS1 no Brasil, apontou que 94% das indústrias já enfrentaram problemas por erros no cadastro de produtos, 52% encontraram inconsistência no controle de inventário, 52% apresentaram divergência entre o pedido e a nota fiscal e 80% do varejo trabalha com dados inconsistentes.

Mas como esses problemas podem ser resolvidos com a tecnologia? Através da automação de processos, que automatizará todas essas etapas e reduzirá, em quase zero, os erros cometidos devido a falta de informações no cadastro de produtos. Por exemplo, além de centralizar todos os dados e dispor de maneira simplificada para auxiliar gestores na tomada de decisões, também poderá ser integrado ao seu ERP, facilitando ainda mais o seu trabalho e de toda a equipe, melhorando a produtividade e evitando diversos gastos e possíveis problemas.

Claro que ao passar por uma transformação digital, a empresa precisa adotar um novo comportamento em relação aos dados e oferecer treinamentos à equipe para que se mantenham atualizados e capazes de solucionar qualquer divergência encontrada pela automação e trabalhem com essas informações estruturadas em uma velocidade maior.

Você também tem enfrentado problemas com o Cadastro de Produtos em sua empresa?

Fale conosco e saiba mais sobre esta ferramenta acessando: www.blpit.com.br/automacao-de-processos/cases-de-processo/

Fonte: E-book Vercer