Blog

Home > Blog > A tecnologia como aliada do comércio e os reflexos da pandemia

A tecnologia como aliada do comércio e os reflexos da pandemia

De acordo com a pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas do IBGE, realizada em junho deste ano, a pandemia foi responsável por levar à falência 522,7 mil empresas, representando 39,4% de 1,3 milhão que já estavam com suas atividades paralisadas na primeira quinzena do mesmo mês. O setor de serviços (restaurantes, bares e hospedagem) foi o mais afetado e as pequenas empresas foram as que mais se sentiram atingidas, encerrando seus trabalhos neste período.

Além disso, o estudo ainda aponta que desse número inicial, 285, 5 mil são do setor de serviços, 192,0 mil do comércio, 38,4 mil pertencem a construção e 33,7 mil a indústria. Diante disso, precisamos considerar que a atual crise surgiu inesperadamente e pudemos ver dias conturbados, onde empresas inteiras estavam colocando seus funcionários em home office e gestores e empresários buscavam por ferramentas e maneiras de reinventar o trabalho da sua equipe, para manter o nível do trabalho, produtividade e comunicação mesmo estando cada um na sua casa.

E o que foi visto como uma “luz no fim do túnel”? Isso mesmo, a tecnologia! Sendo explorada em todos os seus formatos, as pessoas passaram a consumir muito mais a tecnologia por estar isolados em casa, utilizando sites, aplicativos e ferramentas para otimizar seu tempo, trabalho e até a rotina. Mas mais do que isso, a tecnologia se mostrou necessária, de forma que muitos negócios, principalmente os pequenos, poderiam ter evitado de fechar as portas e tentado se manter no mercado.

Um exemplo seria um pequeno varejo do setor alimentício e que só possuía loja física, com a crise a circulação dos clientes diminuíram, fornecedor teve dificuldade de fazer a entrega da mercadoria e assim as vendas foram caindo. Um maneira de se manter no mercado seria migrar para o universo online, por meio do e-commerce ele poderia atingir um público novo, realizar a entrega dos produtos e integrar seu ERP com a loja virtual, mantendo seu estoque atualizado e facilitando o trabalho de toda a sua equipe.

Existem diversos outros exemplos, em setores e tamanhos de negócios diferentes, dos benefícios de se utilizar ferramentas tecnológicas, como a automação de processos, integração entre sistemas, indicadores e dashboards (analytics) e até mesmo, soluções customizadas. A tecnologia está aí para te ajudar e ajudar a sua empresa em momentos como esses, e a BLP.IT está pronta para ser sua parceira nessa transformação digital!

Fale conosco e saiba mais sobre nossos serviços!

Informações: InfoMoney